LAB|FRONT
  • Início
  • Sobre
    • Projetos
    • Linhas de Pesquisa
    • Equipe
    • Colaborações
  • Produções
    • Livros >
      • Percursos contemporâneos
      • Configurações do pós-digital
    • Artigos
    • Obras e Catálogos
    • Outras Produções >
      • saindo-da-sala
      • traduções
  • Press Kit
  • Links
  • BLOG
  • Contato
  • English

Blog Lab|Front

Participa do SAD 2018

3/13/2018

0 Comentários

 
Imagem
A profa. Dra. Lynn Rosalina Gama Alves participa do comitê cientifico do SAD.
Atualmente Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2, possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1985), Mestrado (1998) e Doutorado (2004) em Educação pela Universidade Federal da Bahia. O Pós-doutorado foi na área de Jogos eletrônicos e aprendizagem pela Università degli Studi di Torino, na Itália. Atualmente é professora e pesquisadora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciência - IHAC - UFBA. Tem experiência na área de Educação e Jogos Digitais, realizando investigações sobre Cultura digital e suas interfaces, especialmente sobre os seguintes temas: jogos eletrônicos, interatividade, mobilidade e educação. Coordena os projetos de pesquisa e desenvolvimento em jogos digitais como: Tríade (FINEP/FAPESB/UNEB), Búzios: ecos da liberdade (FAPESB), Guardiões da floresta (CNPq, FAPESB, Proforte), Brasil 2014: rumo ao Hexa (SEC-Ba), Insitu (SEC-Ba), Industriali (SEC-Ba), Games studies (FAPESB), DOM (SEC-Ba), Janus (SEC-Ba) e Gamebook (CAPES/FAPESB). E organiza e coordena há onze anos o Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação - construindo novas trilhas. As produções do grupo de pesquisa encontram-se disponíveis na URL: www.comunidadesvirtuais.pro.br
0 Comentários

Estará no SAD

3/13/2018

0 Comentários

 
​Doutor em Artes pela UFMG e Doutor em Física pela UNICAMP, com um período na Università di Pisa, na Itália. Desde 1996 trabalha intensamente com a produção audiovisual, e, até 2006, atuou exclusivamente neste mercado de trabalho, se afastando temporariamente das atividades acadêmicas. Realiza trabalhos e pesquisas em desenvolvimento de jogos digitais, narrativas para os meios digitais, cinema e televisão incluídos, edição e computação gráfica de produtos audiovisuais - com diversos programas para a TV Globo no Rio de Janeiro, de 2000 a 2005, a montagem de longa-metragem e de comerciais para publicidade e televisão - e a supervisão de pós-produção de programas educacionais e institucionais em várias produtoras de conteúdo e emissoras de televisão. Coordenou o desenvolvimento do primeiro software livre no mundo de captura de movimento para animação, finalista do Prêmio Santander Ciência e Inovação de 2012. Coordena o laboratório de captura de movimento para animação (MoCapLab), que produziu os primeiros jogos digitais brasileiros com essa técnica, desde 2009. É autor do livro Imagem Digital Aplicada, pela Editora Elsevier/Campus, lançado em 2014. Coordena o Bacharelado em Computação Gráfica e o Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais e é professor e orientador do Programa de Mestrado e Doutorado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento e do Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneos da Universidade FUMEC.
Imagem
0 Comentários

Mais sobre o Seminário de Artes Digitais

3/13/2018

0 Comentários

 
​Lynne Heller é uma artista pós-disciplinar, uma educadora e acadêmica. Os seus interesses englobam cultura material, interacção performativa de novas mídias, novelas gráficas e instalação escultural. Heller completou seu MFA na Escola do Instituto de Arte de Chicago em 2004 e seu doutorado em 2016 no University College Dublin, Irlanda, do Departamento de Género, Cultura e Identidade na Escola de Ciências Humanas e Artes, com foco em pesquisa na prática feminista na cultura on-line. Sua pesquisa foi baseada em prática, com uma especialidade em Digital Media Arts. Ela é professora assistente na Universidade da OCAD na Faculdade de Design, além de ser co-diretora do laboratório de materialização de dados. Ela também é membro adjunto da faculdade da SMARTlab, Irlanda.
A professora participa do comitê científico do seminário e estará na conferência de abertura do mesmo.
Imagem
0 Comentários

March 05th, 2018

3/5/2018

0 Comentários

 
Imagem
​O Prof. Dr. Guto Nóbrega (UFRJ) estará na plenária do SAD 'Arte e hibridismos' na sexta- feira dia 27 de Abril.
Carlos A. M. da Nóbrega (Guto Nóbrega é Doutor (2009) pelo Planetary Collegium (CAiiA-STAR), sediado na School of Art and Media, University of Plymouth UK, onde desenvolveu pesquisa sob orientação do Prof. Roy Ascott durante 4 anos de bolsa de doutorado pleno pela CAPES. Sua pesquisa de caráter transdisciplinar nos domínios da arte, ciência, tecnologia e natureza investiga como a confluência desses campos (em especial nas últimas décadas) tem informado a criação de novas experiências estéticas. Este estudo traz como resultado um intervenção prático-teórica no campo da arte com foco nas idéias de interatividade, telemática, teorias de campo e nas recentes pesquisas em biofotônica. Os trabalhos de Guto Nóbrega tem sido apresentados internacionalmente em conferências e exposições tais como: Arizona College of Fine Arts -Arizona US, ISEA Singapore, University of Quebec in Montreal s Coeur des Sciences, University of Applied Arts Vienna, Sala Parpalló – Valência Spain, LABoral – Centro de Arte y Creación Industrial, Gijon Spain, Facultad de Ciencias Sociais y Comunicación Universidad del País Vasco – Bilbao Spain, International Institute Of Biophysics Neuss Germany, Roland Levinsky Building, University of Plymouth UK, Art Centre Plymouth UK, Barbican Theatre Plymouth UK, Cornerhouse – Manchester UK. Seus textos tem sido publicados largamente em journals e livros. Guto Nóbrega é artista, pesquisador, Mestre em Comunicação, Tecnologia e Estética pela ECO-UFRJ (2003) e Bacharel em gravura pela EBA-UFRJ (1998) onde é professor e leciona desde 1995.
0 Comentários

Bienal de Arte Digital Chegando a BH

3/3/2018

0 Comentários

 
Imagem
No presente, o FAD – Festival de Arte Digital compreende que as dinâmicas de produção e fruição são emergentes, bem como a sua própria natureza ubíqua, múltipla, diversa. Mas talvez já não necessitamos processar as reflexões de forma tão ultraveloz, ainda que a compreensão sobre o nosso tempo, seja algo que urge. O nosso olhar deve acompanhar as dinâmicas atuais, bem como as produções técnicas devem avançar sem nenhum receio no tempo da indústria. Porém nos cabe uma missão um pouco mais árdua e complexa nesse universo fluido e telemático. Pensar a complexificação do presente, mais do que produzir um futuro ingênuo.
Desta necessidade, desde 2015 propomos como projeto o retorno de uma agenda bianual para as artes tecnológicas no Brasil. Surge então a partir da proposição de edições Bienais do FAD – Festival de Arte Digital, com a missão de valorizar sobretudo o pensamento crítico a cada dois anos dos processos digitais e tecnológicos da vida e na arte. Para o formato de uma bienal voltada às artes tecnológicas, a concepção de sua estrutura compete aos seus meios e circuitos. Foram mantidos os processos de seleção horizontalizados, próprios da arte tecnológica e seu circuito paralelo, como a manutenção do edital público de envio de trabalhos e a adesão de um conselho curador, amplo e irrestrito contando com acadêmicos, artistas, curadores, produtores culturais e técnicos do setor com possibilidades futuras de proposição de curadorias paralelas e independentes.
Com esta primeira Bienal idealizada pelo FAD em 2018, ela se torna um organismo próprio a partir de 2020, continuando o Festival de Arte Digital, focalizado nas ações emergentes e de proposições mais dinâmicas, acompanhando o desdobramento de nossas sociedade tecnológica e informacional (mostras, festivais, encontros, fóruns e exibições múltiplas em diferentes formatos).
[trecho do ensaio “Festival de Arte Digital – 10 anos” pertencente ao catálogo da Bienal. (Mucelli, 2018)]

​Maiores informações acesse o Site: bienalartedigital.com/

0 Comentários

Participação no SAD

3/3/2018

0 Comentários

 
Imagem
A Dra. Débora Aita Gasparetto, professora da UFSM participa do #SAD2018 na comissão organizadora e no comitê científico. Profa. Débora também é organizadora do evento DESIGN+, parceiro do SAD.
(UFSM) Professora Adjunta no Departamento de Desenho Industrial/UFSM (2015-). Profª Colaboradora junto ao PPGART/UFSM (2017-). Doutora em Artes Visuais pelo PPGAV/ UFRGS (2012 - 2016), em História, Teoria e Crítica de Arte, na linha de pesquisa Relações sistêmicas da arte, com bolsa CAPES/REUNI (2012-2015). Mestre em Artes Visuais pelo PPGART/UFSM (2010-2012), na linha Arte e Tecnologia, com ênfase em História, Teoria e Crítica da Arte, com Bolsa CAPES. Débora é líder de pesquisa do Grupo Design|Ciência|Tecnologia/Cnpq, que abrange os projetos de pesquisa: NEUROCIÊNCIA E DESIGN DE INTERFACES: PROJETANDO PARA A INTERNET DAS COISAS (Iot) e INTERAÇÃO HUMANO-ANIMAL-COMPUTACIONAL: PRODUÇÃO DE INTERFACES PARA GAMES, bem como do projeto de extensão: DESIGN + Seminário, festival de projetos interativos e laboratório livre. Débora é integrante do LABART/CNPq (Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea Tecnologia e Mídias Digitais), do Grupo de Pesquisa Arte e Tecnologia/CNPq e do Grupo de Pesquisa em Tecnopoéticas, Neuroestética e Cognição, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela UFSM (2005).
0 Comentários

    Autor

    Escreva algo sobre si. Não tem de ser nada elaborado, apenas uma ideia geral.

    Arquivos

    Junho 2018
    Maio 2018
    Março 2018
    Fevereiro 2018
    Outubro 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Janeiro 2017
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016

    Categorias

    Todos

    Feed RSS

  • Início
  • Sobre
    • Projetos
    • Linhas de Pesquisa
    • Equipe
    • Colaborações
  • Produções
    • Livros >
      • Percursos contemporâneos
      • Configurações do pós-digital
    • Artigos
    • Obras e Catálogos
    • Outras Produções >
      • saindo-da-sala
      • traduções
  • Press Kit
  • Links
  • BLOG
  • Contato
  • English